Author: Elis Negrão
•15:36

Davi, finalmente, reconheceu os seus pecados, os quais eram ofensas capitais de acordo com a lei. E então o profeta Natã declarou: “… Também o senhor te perdoou o teu pecado; não morrerás. Mas, posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do Senhor, também o filho que te nasceu morrerá”. (2 Sm 12:13-14)
Os grandes inimigos do Senhor são Satanás e seus anjos. Fazemos pouca ideia do ultraje moral que nossos pecados sexuais causam no terreno espiritual. Satanás, o acusador dos irmãos, lança esses pecados na face de Deus de dia e de noite (Ap 12:10). Nossos pecados particulares e secretos são cometidos abertamente perante o deus deste mundo e sua horda de anjos caídos! Pior ainda, nossos pecados sexuais são uma ofensa contra Deus, que é entristecido por nosso fracasso.
O Senhor poupou a Davi, mas seu filho com Bate Seba morreu. Por quê? A lei de Deus determina: “… eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem” (Êx 20:5). É possível que Deus tenha precisado cortar a semente rebelde que foi semeada por Davi, a fim de que o descendente da relação adulterina não recebesse o direito de primogenitura? Lembre-se que aquele era o trono de Davi, sobre o qual o Messias haveria finalmente de reinar. Mas também lembremo-nos de que Deus é misericordioso. Deus tomou o infante para seu lar, e Davi teve a certeza de que estaria com seu filho na eternidade (2 Sm 12:23).
As gerações que se sucedem têm culpa dos pecados de seus pais? Absolutamente não! A crença na antiga nação de Israel não concordava com isso, por isso requereu uma palavra de correção da parte do Senhor, em Ezequiel 18:4: “Eis que todas as almas são minhas; a alma que pecar, essa morrerá”. Cada qual prestará conta de seu próprio pecado, mas todos somos afetados pelos pecados alheios. Os filhos não são culpados pelos pecados de outros. Mas visto que seus pais pecaram, o juízo divino cairá sobre eles e seus familiares, de acordo com o pacto mosaico. Uma vez que um pai se vira contra Deus, sua propensão pela voluntariedade provavelmente passa para a próxima geração.
Um julgamento adicional foi imposto sobre a família de Davi, em resultado de seu pecado. O profeta Natã também declarou: “Assim diz o Senhor: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isso perante todo o Israel e perante o sol” (2 Sm 12:11-12). Essa palavra profética do Senhor teve cumprimento em Absalão, um dos filhos de Davi: “… e ali, à vista de todo o Israel, ele coabitou com as concubinas de seu pai” (2 Sm 16:22b).
Amnom, outro filho de Davi, seguiu o exemplo de seu pai, mas em um nível muito mais nojento de imoralidade sexual (ver 2 Sm 13). Sua concupiscência por sua meia-irmã virgem, Tamar, irmã de Absalão, levou-o a provocar as simpatias dela com uma enfermidade fingida. Quanto Tamar veio ao seu quarto, para cuidar dele, Amnom tentou seduzi-la. Quando ela se recusou, ele a violentou. Ao que tudo indica, Amnom poderia ter tomado os canais legítimos para ter a Tamar como sua esposa. Mas sua devassidão demandou que ele fosse satisfeito prontamente. Calamidades sexuais sobrevieram a Davi em resultado de seu pecado. Quatro de seus filhos morreram prematuramente. O filho de Bate-Seba morreu ao nascer. Amnom foi morto por seu irmão, Absalão, em vingança pela violação de Tamar, e Absalão e Adonias foram ambos mortos ao tentarem ficar com o trono de Davi. Tudo isso sobreveio a Davi porque ele deixou de virar-se para não ver a cena de uma mulher se banhando. Quão importante é para nós e nossos amados, tomarmos todo pensamento cativo à obediência a Cristo (2 Co 10:5)
Fonte – livro:Caminho da libertação -  Neil T. Anderson
|
This entry was posted on 15:36 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: